• Gicult Mídia Notícias Facebook
  • Gicult Mídia Notícias Twitter
  • Gicult Mídia Notícias Youtube
  • Gicult Mídia Notícias Rss Feeds

ONDE ESTOU | Colunas | MENSAGENS OTIMISTAS EM UM MUNDO CONTURBADO

MENSAGENS OTIMISTAS EM UM MUNDO CONTURBADO

As palavras otimistas nas mensagens de boas festas de fim de ano nos dão sempre a esperança de que o ano que entra deverá ser pleno de paz, prosperidade, saúde, e tudo aquilo de bom que desejamos. Não podemos julgar, nem saber o quanto de sinceridade existe em tais mensagens, mormente quando são emitidas por aqueles que têm poder nas mãos, para pelo menos diminuir as mazelas que afligem grande parte das pessoas.


É fácil falar bonito, lendo ou escrevendo mensagens muitas vezes encomendadas, ou copiadas e coladas em e-mails, ou em todas estas outras maneiras “internetizadas” de comunicar. Poucos são os que realmente acreditam no que dizem e que põem em pratica seus ideais de amor e fraternidade, o que não é nada fácil no mundo de hoje. No entanto, as mensagens otimistas são necessárias para podermos buscar dentro das nossas limitações, um mínimo de esforço naquilo que estiver ao nosso alcance para que o Ano Novo seja realmente melhor. Podemos ser até questionados sobre o que fazemos de nossa parte, para justificar o que dizemos aqui.


Na verdade, admiramos e respeitamos os que têm meios, capacidade, e lutam para melhorar o mundo corajosamente, enfrentando as adversidades e os obstáculos que atrasam a evolução sócio-cultural do meio em que vivemos. Achamos que podemos também, de certa forma, dar uma pequena parcela daquilo que está ao nosso alcance, ao escrever textos como este. Um pequeno desabafo que pode ser que sirva para alguma coisa.


Num mundo conturbado como o que vivemos, onde a violência, o preconceito e a intolerância aumentam a cada dia, parece impossível qualquer esforço para tornar real o que desejamos nas nossas mensagens de fim de ano. Entretanto, devemos lembrar que na época do nascimento de Jesus, o mundo era tão conturbado quanto hoje, e a mensagem de amor pregada por ele perdura até os dias atuais, apesar das distorções sofridas através da História. Muitos sofreram perseguições e até morreram ao tentar pôr em prática os ensinamentos de Jesus, e de outros grandes pensadores que lutaram pelo aperfeiçoamento do gênero humano.


 Morre o homem, mas o seu ideal permanece. A paz é o objetivo maior, que só alcançaremos quando vencermos nossas imperfeições, e aprendermos a dividir com verdadeiro senso de justiça, os bens que a natureza nos oferece, e quando todos souberem transformar em realidade, sem distorções, os ensinamentos daqueles que foram os verdadeiros exemplos de amor e sacrifício pela humanidade.


-Por Carlos Eden Meira, jornalista e cartunista


 


 

comentários Notícia

Escreva um comentário...
Os comentários publicados abaixo não expressam, necessariamente, a opinião do Portal Gicult e são de total responsabilidade dos autores.