Jequié/BA, 21 de Setembro de 2014

Notícias

todas as notícias de Notícias rss noticias

São João 2013, de Jequié: as atrações e a importância do festejo para a cidade



28 de Abril de 2013

São João de Jequié vai até o dia 23 de junho. Foto: internet
São João de Jequié vai até o dia 23 de junho. Foto: internet

A partir da gestão da prefeita Tânia Britto, em janeiro de 2013, começaram muitos questionamentos, em alguns setores da sociedade jequieense, sobre a necessidade de se realizar o São João este ano. O fato da Prefeitura afirmar constantemente que está com dificuldades financeiras e a indefinição inicial quanto ao formato do festejo também colaboram para o surgimento dos discursos contrários. Porém, como a comemoração na cidade é o maior evento da região, um fator de aquecimento da economia e atração de turistas, é importante que a festa seja realizada, inclusive é uma forma de manter uma tradição popular. Nas atuais circunstâncias, para valer a pena o investimento, duas coisas devem ser observadas: 1) a aplicação correta dos recursos, sem comprometer futuramente os investimentos no setor cultural e em outras áreas essenciais, 2) o fortalecimento da festa junina como uma cultura de identidade nacional e nordestina, com destaque para seus folguedos, símbolos e musicalidade de raiz, a exemplo do forró pé serra.

Programação

Apesar do governo ter indicado que o lançamento oficial será feito no dia 7 de maio, algumas informações já estão sendo divulgadas, como as seguintes:

a) O festejo será iniciado no dia 14, na Praça Ruy Barbosa, local que agora será denominado Vila São João, e não Vila Junina, como se conhecia há mais de 8 anos. Vai funcionar até o dia 23 de junho. Ainda não foram divulgadas as atrações e a programação geral para este local, anteriormente o espaço para os folguedos, apresentações das quadrilhas juninas e dos grupos de forró tradicional.

b) O Palco Principal, na Praça da Bandeira, vai funcionar entre os dias 21 a 23. As atrações principais são as seguintes:

- Dia 21: Aviões do Forró e Edgar Mão Branca

- Dia 22: Daniela Mercury e a banda Só Filé

- Dia 23: Muleka Sem Vergonha e Cheiro de Forró

Forrós alternativos

Como se sabe, além da programação aberta ao público, realizada pela Prefeitura em parceria com algumas empresas, há na cidade os famosos forrós de camisa, como o da Margarida (com dois dias de festa), Namoral, e os Amigos do Dan


COMENTE ESTA NOTÍCIA
ATENÇÃO: Não serão tolerados ofensas, xingamentos e/ou palavras de baixo calão. Os posts que não observarem as regras não serão liberados pelo adm.





Os comentários publicados abaixo não expressam necessariamente a opinião do Portal Gicult e são de total responsabilidade dos autores.
Seu comentário só será visualizado após aprovaçao do Admin
remata santos (rio.de jameiro) - 06/02/2014
esa sidade esa muita violeta
Selma (Jequié) - 13/06/2013
O dia 24 q realmente é São João ñ vai ter atração? me poupe sem cometntários!!
Lilian Sousa (Vitória da conquista) - 06/06/2013
pq q aviões não vai cantar no dia 23?...não vou poder ir dia 21 só 23 e adoraria ver a banda tocar nesta dia.
carlos promocoes (caruaru) - 03/06/2013
a prefeitura de jequie esta de parabens por realizar uma festa tao marcante que o sao joao desde ja parabenizo a prefeita e toda sua comitiva ja morei ai e hoje moro em caruaru e aqui esta bonbando tambem um forte abraco
juciara (jequié) - 20/05/2013
que bom que vamos comerar o são joão de jequié esta festa é muito importante pra nossa cidade só vou lamentar que não vou poder estar aqui pra comemorar juntos
nedson pereira (jequié) - 18/05/2013
eu estou adorando asatraçoes do são joão da minha cidade muito bom
edvan souza (jequie) - 17/05/2013
daniela mercuri nada contra ela mas fala serio nada a ver com o sao joao. porque nao rasta chinela, mala 100 alça e outras... sem contar q o custo seria bem mais barato.
Cinderela (barra do choça) - 13/05/2013
Somos a banda Cinderela Do Forro,estamos com uma nova pegada de forro no Brasil,por sua vez onde passa, contagia o publico com uma performance e uma grande produção. e-mails: :edmusproducoes@hotmail.com :cindereladoforro@gamail.com CONTATOS: (077)8809-0538 (077)9919-3008 (077)9812-0927 Levem esse show para sua cidade!
renildo ferreira (SALVADOR) - 08/05/2013
nas festas de camisa muito AXE já na praça da bandeira atrações fracas afinal e são Joao ou e carnaval,assim não vale viajar 360 km para curtir AXE Jequie precisa melhorar suas atrações esta perdendo publico para as grandes festas de camisa.
André Santos (Jequié) - 01/05/2013
Primeiro foi a mudança do nome de Palácio das Artes para Teatro. Agora de Vila Junina para Vila São João. Que idiotice! Que gente mesquinha! Que gente doente! Era só o que faltava. Essa gente, no ritmo que vai, muda até o nome de Jequié para qualquer coisa.
Armando () - 01/05/2013
A Prefeitura tem Dinheiro pra festa mas não tem para EDUCAÇÃO e nem para saúde. ISSO É UMA VERGONHA.........DIGA NÃO OU SÕ JOÃO
Urbano Gomes () - 30/04/2013
Vila São João. Quanta gente pobre, sem o mínimo de criatividade!
Jose Alberto (jequie) - 29/04/2013
Palhaçada!Esse diretozinho de cultura e seus alegres assessores estão brincando com a inteligencia do povo jequieense. Uma péssima escolha essa de colocar uma cantora de axé no são joão de Jequié. Cadê os artistas da terra, só cantam? Não tem opinião não? Cadê o Conselho de Cultura? Cadê Bené, Bilaw, Brayner, Val, Alisson, Jorge barros...? Vão deixar esses turistas acabar com nossa cidade? Até o nome da Vila Junina esses ousados mudaram. Cadê o senhor, Gidasio? A vila foi um dos marcos da sua gestão.
Andreia (Jequié) - 29/04/2013
Venha mesmo Adriano, traga toda a sua família, pois Jequié é acolhedora e tem um povo muito bom, acho que vc já conhece a nossa festa de São João. Só lamento profundamente que este ano não haverá São João e sim carnaval na praça pública. Lamento ainda que vc sairá daqui transtornado e triste como vai encontrar a nossa Jequié, totalmente esbagaçada, sem via pública pra andar com o seu carro, sem médico em postos de saúde, sem remédios, com a educação precária, com a cultura jogada ao descaso, enfim.... nossa Jequié surrada!!!! Mais o povo quer festa, então toma, viva aos Romanos (pão e circo)!!!!
André Santos (Jequié) - 28/04/2013
Os "cesares" ainda vivem: "pão e circo para o povo".
C (Jequié) - 28/04/2013
Tá mais que provado que o povo quer festa,é carnaval, pão e futebol e, aonde não tem carnaval é São João, pão e futebol. Este é o caso de Jequié. Com tantos problemas, com a "dívida" que está sendo cantarolada nos quatro cantos da cidade, com prestadores de serviços sem receber salários, com serviços públicos precarizados porque não tem carros, com as escolas sem reformas, com Unidades de Saúde sem oferta de serviços por falta de médicos, equipamentos e estruturas. E vir pra cá com esse negócio de São João com atrações caras, quanto não cobra uma Daniela Mercury. E Daniela no São João, ninguém merece. Eu já estou achando que estas contratações vão carecer de auditoria.
sandro roberto (jequié) - 28/04/2013
Como são as coisa,contrata uma cantora de axe Daniela Mercury para o são João e os Bairro periféricos estão numa situação caótica de se transitar e ninguém fala nada a respeito do assunto,festas vai uma e vem outras e a infraestruturas dos bairro Periféricos só ficam no discursos de campanhas.Outra coisa, cadê o orçamento participativos,A exemplo do próprio são joão. Se discutiu com os artistas locais,com o conselho de cultura e outros seguimentos da sociedades a respeito do assunto? precisamos nos organiza e buscar os nossos direitos de forma correta e montar manifestação pacifica em defesa do da nossas comunidades.
Adriano santana oliveira (Embu das artes SAO PAULO ) - 28/04/2013
ai galera vou com tudo para o sao joao , muito bom o sao joao de jequié é aconchegante e animado espero ver todos os meus amigos até la .
Sandoval (Jequié) - 28/04/2013
Quando vejo essas picuinhas, essas coisinhas pequenas de gente mesquinha, como essa história de trocar o nome da Vela Junina para Vila São João - somente pra não lembrar outros governos - me bate uma vontade grande de pegar minha família e ir embora definitivamente de Jequié. Outra coisa, que programação é essa gente? Estão mesmo acabando com o nosso São João! E piór, diante de tanto caos,é tudo pago com o dinheiro público e ninguém se manifesta, os que se manifestam, já começam a dizer que é política contra, o que na verdade é apenas bom senso, coisa que esse governo deveria ter, juntamente com a câmara de vereadores que está omissa a tudo que acontece na cidade.
PUBLICIDADE
Brasileirão 2014


Plantao de Noticias
Blog Gicult

outras
PUBLICIDADE
Câmara de vereadores banner novo

Manoel Gomes

Colunistas
PUBLICIDADE
Parceiros blog - Bancarios
Rádio Povo Jequié
Samuel eletricista
Parceiros blog - Sindserv
Antena 1