Jequié/BA, 20 de Abril de 2014

Notícias

todas as notícias de Notícias rss noticias

Eleição 2012: leitores do Gicult soltam a voz no debate sobre a sucessão em Jequié



20 de Março de 2012

Praça Ruy Barbosa, centro de Jequié.
Praça Ruy Barbosa, centro de Jequié.

Como mídia democrática e de compromisso social, o Gicult tem estimulado a discussão de temas importantes para o Brasil, a Bahia e sua cidade sede, Jequié. Nos últimos dias, o debate sobre a eleição municipal de Jequié tem sido um dos temas mais discutidos em nossas páginas. Os leitores têm apresentado reflexões significativas sobre o tema, apresentando propostas, encaminhamentos e, claro, as preferências para o pleito deste ano, no qual serão eleitos os vereadores e prefeitos.

Lago da Barragem de Pedras, um potencial a ser explorado adequadamente.
Lago da Barragem de Pedras, um potencial a ser explorado adequadamente.

Mídia e cidadania

Em nossas matérias e nas enquetes, como a atual, o Gicult estimula o leitor a apresentar seu ponto de vista e a promover o debate sobre assuntos essenciais para a cidade, já que os partidos e as lideranças que se apresentam como candidatos a prefeito ainda não o fizeram. Como ainda há tempo, os comentaristas do Gicult se antecipam e fazem uma radiografia política e social de Jequié, exercendo, dessa forma, a cidadania através da mídia digital e irradiando o debate para a sociedade.

Questões essenciais

Durante as discussões em nossa Tribuna de Debates (assim os leitores denominam), todas importantes, retiramos a reflexão abaixo, feita pelo colunista do Gicult, o sr. Adanilton Fonseca:

“A questão do nome ou da coligação perpassa pelo projeto ou pelos projetos que serão apresentados para atacar os grandes desafios que a cidade apresenta. Quem são os grupos políticos que apresentam propostas para equacionar a questão da grave necessidade de um Aeroporto moderno completo param Jequié? Quem vai apresentar uma alternativa para tirar de Jequié a alcunha da cidade do salário mínimo? Quem vai mostrar para a população os caminhos para que Jequié cresça com sustentabilidade e distribuição justa de renda? Qual o projeto para explorar e transformar as potencialidades de Jequié em resultados iguais para seus munícipes? Onde estão os grandes debates a respeito da correta exploração do grandioso potencial do lago da Barragem de Pedras? Como enfrentar a atração de investimentos para que a cidade volte a ser um potencial Centro Distribuidor, onde a logística seja o elo de ligação? Quais programas serão apresentados para a questão de acessibilidade dos portadores de deficiências? Por que Jequié não tem um Projeto de Atração de Investimentos como Vitória. da Conquista, Entre Rios (é isto mesmo Entre Rios), Alagoinhas, Camaçari, Barreiras, e tantas outras cidades do interior? Estes são alguns pequenos problemas que necessitam de projetos muito bem elaborados, com fonte de recursos definidos, alcances, e retorno para o povo de Jequié”.

Solte sua voz

Agora é a sua vez: qual sua opinião sobre as idéias apresentadas? O que mais deve entrar na pauta de discussão política em Jequié neste ano eleitoral? Os candidatos e partidos do município já estão à altura dos desafios da cidade? SOLTE SUA VOZ.


COMENTE ESTA NOTÍCIA
ATENÇÃO: Não serão tolerados ofensas, xingamentos e/ou palavras de baixo calão. Os posts que não observarem as regras não serão liberados pelo adm.





Os comentários publicados abaixo não expressam necessariamente a opinião do Portal Gicult e são de total responsabilidade dos autores.
Seu comentário só será visualizado após aprovaçao do Admin
nivaldo m freitas () - 27/03/2012
Embora esteja morando em Jequié a aprox 60 dias , concordo com todo o pleito de ideéias do sr Adailton , breve serei aleitor desta comarca que segunda consta foi a terceira cidade mais importante da Bahia , quero discutir politica por estas bandas , aprender e colaborar com novas idéias . obrigado
jeronimo araujo (jequie) - 26/03/2012
Quem melhora é o povo. Se se se se se não vender por um prato de lentilha. Os politicos afirmam que a voz do povo é a voz de Deus. Ledo engano. O povo é influenciado a cometer atos bons ou maus. Por isso não se deve deixar levar pela multidão se esta estiver errada. É melhor a repreensão franca do que a falsidade parafrasendo Proverbios de Salomão. Eu não sou crítico de mim mesmo. Já errei nas minhas escolhas políticas, mas não fiquei neutro, nem ficarei. Vou vota na canditada não colocando minha esperança nela, mas como um cidadão brasileiro, procuro votar nas pessoas que até o momento demonstraram ser boas administradoras, sem ganancia, sem arrogancia. Aberta as sugestões, as críticas sem guardar mágoas ou rancor. essa pessoa que não guarda mágoa ou rancor é a doutora Tania. Boa mãe , e administradora competente. É só fazer um comparativo de sua administração com as administrações anteriores e posteriores.
MURILO (jequie) - 22/03/2012
JEQUIE E UMA CIDADE QUE SO FAZ REGREDIR. A PROVA DISSO E QUE OS ELEITORES ESTÃO CADA VEZ MAIS DESACREDITADOS E TOMANDO OUTROS RUMOS OU SEJA INDO EMBORA DAQUI. HA MAIS DE 10 ANOS JEQUIE SO TEM 150.000 HABITANTES. VAMOS REFLETIR SOBRE ISSO.
Luis (Jequié) - 22/03/2012
Roberto Britto (ou sua candidata), O PMDB, Eduardo, Lomantos, Borges, etc, já deram suas contribuições no Executivo de nossa cidade. Bem verdade que foram poucas e algumas negativas, mas deram, agora é hora de renovar. O PT ainda não teve chance(ufa!) e espero que não tenha, porque pra brigar como eles brigam e fazer o que Wagner está fazendo com a Bahia, é melhor que não. Dentre os nomes novos apresentados até agora, principalmente pelo Gicult (um importante espaço democrático), temos o de Ewertom Almeida(novo nome???), Dr. Fernando, Professora Ana Angélica e Seledônio. Gostaria que surgissem outros nomes e destacar que os eleitores dificilmente votam em partidos políticos e sim nos candidatos.
André Santos (Jequié) - 22/03/2012
Tá certo, Juliana. Agora quem não está satisfeito é o companheiro Lelito Caictano. Na enquete, a opção de aliança que no momento está ganhando disparada é PP, PT, PDT e PSD, dos NEOCOMPANHEIROS Roberto Britto, Sérgio do Biscoito, Euclides Fernandes e Ednael Almeida. Ainda mais o companheiro Lelito Caictano, petista histórico, mais antigo que a Pedra do Curral Novo e cozido no aço. Se for consumada a aliança, vai ser muito lindo de se ver todo mundo juntinho no mesmo palanque. Acho que a neocompanheirada já se conformou porque a ordem veio de Salvador. Inclusive um pançudinho veio e se reuniu com a cúpula local só pra dar o recado. Com isso, Jequié, fatalmente, será comandada por um grupo da "roleta viciada". O povo vai apostar e vão ser mais quatro anos perdidos.
Juliana (j) - 21/03/2012
A sucessão em Jequié não será facil a sua definição. Já existem candidaturas com mais de 8 anos, a exemplo da Drª. Por outro lado, tem aparecido alguns nomes novos, como o Sergio do Biscoito. Mas que se analisar com frieza verás que não é tão novo pois, os governos do PT tem maltratado por demais os trabalhadores. Só pra refrescar a nossa memória: greve na educação no inicio do seu governo; greve dos policiais militares e lembrem-se do desfecho dessas greves. O PV, o PC do B, o PTB e o PSOL podem ser uma alternativa para Jequié. Imaginem uma aliança desses partidos com nomes fortes como o TOM, a Claudenice,o Seledônio, a Ana Angélica. São nomes fortes e que deveriam ser testados. Ficaadica.
Carlos Pereira (Jequié-BA) - 21/03/2012
Muito bem, Gilmar ! Você disse tudo. A "INCOMPETÊNCIA" é a marca registrada do Governo Amaral. CONCURSO PÚBLICO JÁ ! Cadê o TAC que foi definido com o MP ?
jarbas (jequié) - 21/03/2012
Baianos KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK,uhuhuhuhuhuhuhuh, essa foi bôa amigo André só se for a revolução da Cachaça que diga-se de passagem é o ponto fraco de Jaime eximio degustador de pinga da branquinha e tambem da famosa Incha Pé.
JOSÉ PAIVA DOS SANTOS (JEQUIÉ ESTADO DA BAHIA) - 20/03/2012
CARO AMIGO JAIME; UM FORTE ABRAÇO! ADOREI SUAS COLOCAÇÕES, MAIS ATÉ O POVÃO ACORDAR, NOSSO BRASIL NÃO SERÁ MAIS UMA POTÊNCIA SERÁ SEMPRE EMERGENTE, SE RELAMENTE NÃO HAVER UMA REFORMA POLÍTICA DESCENTE, FREIO NO DESMATAMENTO E CORRUPÇÃO, ESTAREMOS FRITOS.
JOSÉ PAIVA DOS SANTOS (JEQUIÉ ESTADO DA BAHIA) - 20/03/2012
CARO AMIGO ANDRÉ SANTOS; Muito bem explanado seu comentário é por aí, cabe o povo procurar escolher com cuidado, pois em comentários anteriores já citei que não temos bola de cristal para saber quem é bom administrador capaz ou bonzinhos. Só Deus para julgar estes maus feitores e larápios do erário público, mais tudo isto! eles pensam que não vão pagar!, um dia! prestarão contas, não ao povão! mais a Deus. Que eles pensam que não existe, e aqui na terra pratica o que bem querem, mais não é assim! de vez em quando vemos os exemplos, senão eles não adoeciam e não morriam, simplesmente ficariam gozando do bem bom! a vida inteira.
André Santos (Jequié) - 20/03/2012
Apresentar um projeto de governo no debate político não é garantia de que vai ser implementado, caso o candidato seja eleito. Não é de hoje que esses políticos vêm cinicamente mentindo para o povo. Principalmente os de Jequié. Muitas vezes esses projetos não passam de mero marketing para conseguir apoios. Depois de eleito, engaveta. O atual gestor em todos os debates e comícios que ia apresentava um tal de PDU como garantia de que faria milagres em nossa cidade. Depois de ter conquistado o pleito, não se sabe o que ele fez com aquele monte de papel. Penso que uma forma de controlar as ações do mau político que pleteia conquistar o cargo ao Executivo, deveria exigir dele que antes da campanha eleitoral registrasse o seu programa de governo nos Tribunais Eleitorais, cartório e outras entidades. Caso ele não cumpra o programa, o próprio Tribunal, juntamente com outras instituições entrarão com uma ação de impedimento. Não é possível que um político minta durante toda a campanha, se elege, não cumpre nada do que prometeu e não acontece nada. Para o Legislativo municipal é preciso também criar um mecanismo de controle de suas ações. Não é aceitável que eles tenham apenas duas sessões por semana, mas constantemente não acontecem por falta de quorum. Tem sido uma gente obsoleta para a cidade. Não fiscaliza o Executivo nem deixa que ele governe. É daí que provém a desordem em que se encontra a Cidade Sol.
Jaime de Jesus Leal (Jequié/Ba) - 20/03/2012
Eis a questão; para quem está no poder com apoio viu; e uma caneta na mão sem saber pra onde ir e muito menos se encontrar; claro e evidente que tudo pode; sem “ODE”, já tivemos coronel da reserva e tributarista sendo chefe de presídio e superintendente de trânsito, assim como na república federativa do Brasil; ministro da pesca sem nunca ter introduzido uma minhoca no anzol, Jequié e outros municípios não difere muito de gestores incapazes como na esfera estadual e federal. No entanto é preciso muito estudo, análise, diálogo, questionamentos, comparações de plataformas de trabalho, apresentação e discussão de projetos com compromissos sérios; dentro dos moldes e princípios da moral e ética. Jaime Leal
André Santos (Jequié) - 20/03/2012
Aqui no Brasil!? Só se for a revolução da cachaça.
Gilmar (Jequiezinho-ba) - 20/03/2012
De imediato é necessário um ESTUDO sobre o quadro funcional da Prefeitura. Um CONCURSO PÚBLICO, é a forma democrática e legal para exercer uma atividade pública com qualidade e comprometimento. Existem profissionais querendo exercer suas funções, mas a subserviência imposta por nossos governantes de Jequié, os impossibilitam. Não se pode por exemplo, designar uma Superintendencia de Trânsito a um LEIGO. Não se pode nomear um Secretário de Saúde, se este não for um gestor capacitado e conhecedor da verdadeira finalidade do SUS.
Jaime de Jesus Leal (Jequié/Ba) - 20/03/2012
Meu caro e particular amigo JOSÉ PAIVA DOS SANTOS; Com toda sinceridade o seu comentário é realista, só que no Brasil o sistema é bruto e ainda impera a compra do voto bem como a cabestragem, e pra acabar ou consertar isso. Só mesmo uma revolução total, ou seja, varrer desse país todos os maus políticos e implantar um novo sistema político brasileiro, caso contrário continuará só tapeando, com leis de FICHAS LIMPAS, IMPOSIÇÃO DO TSE AOS POLÍTICOS DE UM MODO GERAL etc e etc, sendo que termina levando junto aqueles que são SÉRIOS com uma boa plataforma de trabalho, se bem que não é só o sistema político brasileiro que tem seus vícios e sim o “BRASIL COMO TODO” e ai só nos restam uma revolução radical. Jaime Leal
Adanilton Fonseca (SALVADOR) - 20/03/2012
Muito bem explando Paiva. Suas colocações são todas verdadeiras e pertinentes.
JOSÉ PAIVA DOS SANTOS (JEQUIÉ ESTADO DA BAHIA) - 20/03/2012
CARÍSSIMOS INTERNAUTAS; Concordo plenamente com as posições do Sr. Adanilton, precisamos de mais!, ou seja os políticos os orgãos como CDL, ROTARY, LIONS, ASSOCIAÇÕES DE CLASSES, CONSELHO COMUNITÁRIO, PROFESSORES, ALUNOS, PROFISSIONAIS LIBERAIS, ENFIM TODOS. Mudar a filosofia da apaixonite aguda para tais candidatos ou partidos e formalizar um projeto sustentável no que tange à todos âmbitos para o desenvolvimento sócio econômico deste município. Só que o ciclo vicioso implantado na política brasileira ou seja os políticos, procuram seus cabos eleitorais, fornecendo-lhes muito dinheiro para ludibriar as pessoas menos esclarecidas e as esclarecidas também! com promessas mirabolantes e voceis sabem meus amigos, nosso país se acostumou com a lei da vantagem e nossos políticos para simplesmente se darem bem, prometem o impossível colocando os apadrinhados através de contratos de veículos, parentes e amigos inchando a máquina administrativa e os Gestores Públicos também se apoderam do erário público justamente porque existem vários tipos de saídas para ludibriar a fiscalização que não existe em nosso País. Só tem alguma solução quando aciona o TCM e Ministério Público e olhe lá!. O brasil faz-se necessário fazer concurso público urgente, para AUDITORES FISCAIS FEDERAIS, bem remunerados para fiscalizarem de mês a mês, todas as prefeituras brasileiras inclusive os estados também, iria reduzir no mínimo em 50% as falcatruas e roubos do erário público, porque acabar não irá! E também processar e meter na cadeia os infratores sem direito a advogado de defesa e também acabando com a imunidade parlamentar. Isto para funcionários efetivos e de confiança, Prefeitos, Vereadores e Deputados, Governadores, Presidente e esta corja de malfeitores civis na qualidade de forjadores de licitações. ESTA É MINHA OPINIÃO!
PUBLICIDADE
Feliz 2014


Plantao de Noticias
Blog Gicult

outras
PUBLICIDADE
Câmara de vereadores banner novo

Manoel Gomes

Colunistas
PUBLICIDADE
Antena 1
Parceiros blog - Sindserv
Rádio Povo Jequié
Parceiros blog - Bancarios
Samuel eletricista